Como Identificar os Primeiros Sinais de Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço

Postado em: 20/05/2024

Como Identificar os Primeiros Sinais de Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer, sendo que conhecer os primeiros sinais é essencial para buscar intervenção precoce. Hoje vamos conversar, mais especificamente, sobre exemplos de manifestações iniciais do Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço, então continue sua leitura para se informar! 

Vamos conversar sobre como agir ao suspeitar de um sinal e também sobre algumas modalidades de tratamento. Vamos lá?

Reconhecendo os Primeiros Sinais de Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço

O “Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço” pode manifestar-se de várias formas. Confira exemplos dos sintomas mais comuns!

Sinais Visíveis

Podem incluir um ou mais dos seguintes sinais: 

  • Mudanças na pele: Pode haver uma nova mancha ou mudanças em manchas existentes. Isso inclui alterações na cor, tamanho ou forma.
  • Lesões que não cicatrizam: Feridas na cabeça, no rosto ou pescoço que não cicatrizam dentro de algumas semanas podem ser um sinal de alerta.
  • Aspereza ou escamação: Uma ou mais áreas ásperas ou escamosas, inclusive se estiverem irritadas ou sangrando, podem indicar câncer de pele.

Uma consideração importante é que qualquer um desses sintomas Pode surgir de forma bem pequena e discreta. Tenha atenção e não ignore qualquer alteração,

Sinais Não Visíveis

O câncer de pele de cabeça e pescoço muitas vezes pode surgir sem sinais ou sintomas visíveis em seus estágios iniciais. É muito importante saber disso para entender a importância de exames e consultas de rotina com profissionais de saúde. 

Em vários casos a doença pode se iniciar de forma sutil ou mesmo silenciosa, com maior chance de ser identificada precocemente apenas em uma avaliação médica.

Como o Dr. Diego Atua no Tratamento do Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço?

O Dr. Diego D’Avila, com sua vasta experiência em microcirurgia para reconstrução oncológica e tratamento cirúrgico de câncer de pele, atua em casos em que uma operação é necessária para remover o tumor, realizando também a reconstrução da região tratada. Você pode entrar em contato pelo WhatsApp para tirar suas dúvidas e ter mais informações!

Opções de Tratamento para o Câncer de Pele de Cabeça e Pescoço

O câncer de pele deve ser tratado por um oncologista e, em muitos casos, por um cirurgião como o Dr. Diego, sendo muito importante a comunicação entre esses dois médicos e a personalização do método adotado. Dependendo do estágio e do tipo de câncer, diversas opções estão disponíveis, incluindo:

  • Cirurgia (realizada pelo Dr. Diego): Remoção do tumor com técnicas que visam preservar a função e a aparência. Entre em contato para saber mais! 
  • Radioterapia: O oncologista pode recomendar o uso da radioterapia para destruir células cancerígenas, o que às vezes é utilizado junto com a cirurgia.
  • Terapias Tópicas: Também pode ser indicada a utilização de cremes ou pomadas que contêm medicamentos anticancerígenos, sendo fundamental a orientação médica qualificada.

O Dr. Diego pode trabalhar em conjunto com seu oncologista para um tratamento otimizado. Você não está sozinho nesse processo.

Não ignore os sinais de câncer de pele de cabeça e pescoço. É possível tratar essa doença de forma personalizada, visando os melhores resultados e levando em consideração as particularidades de cada paciente. 

Visite o site do Dr. Diego e confira mais detalhes sobre o tratamento cirúrgico dessa condição. Esperamos que a leitura tenha ajudado e ficamos à sua disposição!

Dr. Diego D’Avila
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
CRM SC 21350 | RQE 20986

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.