(Parotidectomia/Ressecção de glândula submandibular e sublingual)

Há várias glândulas salivares na região da cabeça e pescoço e, em alguns contextos, podem ocorrer formações patológicas nelas, como cálculos e tumores. A Cirurgia para Retirada de Glândula Salivar é um procedimento para tratar a série de patologias que podem acometer essas estruturas. Saiba mais!

Quais são as indicações da Cirurgia para Retirada de Glândula Salivar?

A CIRURGIA PARA RETIRADA DE GLÂNDULA SALIVAR (parotidectomia ou ressecção de glândula submandibular e sublingual) pode ser indicada em diversas situações, incluindo:

    • Tumores benignos: quando há um tumor benigno na glândula salivar que está causando dor, desconforto ou crescimento.

    • Tumores malignos: quando há um tumor maligno (câncer) na glândula salivar que precisa ser removido para evitar que se espalhe para outras partes do corpo.

    • Infecções recorrentes: quando há infecções recorrentes na glândula salivar que não respondem ao tratamento conservador e causam dor ou inflamação crônica.

    • Cálculos salivares: quando há um cálculo salivar (pedra) na glândula salivar que não pode ser removido por outros meios e está causando dor ou bloqueando o fluxo de saliva.

A indicação específica para a cirurgia depende da condição de saúde do paciente, do tamanho e da localização do tumor ou outra condição que afeta a glândula salivar. O médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço é o profissional indicado para avaliar e indicar a cirurgia, caso necessário.

Como é feita a Cirurgia para Retirada de Glândula Salivar?

A cirurgia para a retirada da glândula salivar é chamada de parotidectomia no caso da glândula parótida e ressecção no caso das glândulas submandibular e sublingual. A técnica utilizada pode variar dependendo do tamanho e localização do tumor, bem como da experiência do cirurgião.

Em geral, a cirurgia é realizada sob anestesia geral e o paciente é posicionado de forma que o lado afetado fique voltado para cima. O cirurgião de cabeça e pescoço faz uma incisão na pele logo abaixo da orelha ou no pescoço, dependendo da localização da glândula a ser removida. Em seguida, os músculos são afastados para que a glândula seja exposta.

O cirurgião identifica cuidadosamente os nervos faciais e o ducto salivar para evitar danificá-los durante a cirurgia. A glândula salivar é então removida juntamente com o tumor, se presente, e os vasos sanguíneos são cuidadosamente ligados para evitar sangramento.

Após a cirurgia, o paciente pode precisar de drenos para ajudar a remover qualquer excesso de líquido ou sangue que possa acumular na área. Em geral, os pacientes podem esperar uma recuperação de 1 a 2 semanas após a cirurgia, durante as quais é necessário evitar atividades físicas intensas e seguir cuidadosamente as instruções do médico sobre cuidados pós-operatórios e alimentação.

Como é a recuperação da Cirurgia para Retirada de Glândula Salivar?

A recuperação da cirurgia para retirada de glândula salivar depende do tipo e extensão da operação, além da condição de saúde do paciente. Em geral, a recuperação pode levar de algumas semanas a alguns meses.

Logo após a cirurgia, o paciente pode sentir dor, inchaço e rigidez na região da cirurgia. Também pode haver dificuldade em mover a boca e engolir. O médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e o inchaço e orientar o paciente a fazer compressas frias na área afetada.

Durante o período de recuperação, o paciente deve evitar atividades físicas intensas, movimentos bruscos e alimentos duros ou picantes que possam irritar a área afetada. É importante seguir as orientações médicas para cuidados com a ferida cirúrgica, incluindo troca de curativos e higiene adequada da área.

Em alguns casos, a retirada de uma glândula salivar pode afetar a produção e a drenagem de saliva, o que pode causar boca seca ou dificuldade em engolir. O médico pode orientar o paciente a fazer exercícios de fisioterapia oral e prescrever medicamentos ou outras terapias para aliviar esses sintomas.

Em geral, o paciente deve agendar consultas de acompanhamento com o médico após a cirurgia para monitorar a recuperação e garantir que não haja complicações. É importante seguir todas as orientações médicas e relatar quaisquer sintomas incomuns ou preocupantes ao médico imediatamente.

O Dr. Diego D’Avila é cirurgião de cabeça e pescoço e realiza a Cirurgia para Retirada de Glândulas Salivares, trabalhando com dedicação e empenho para a recuperação do paciente. Entre em contato e agende a sua consulta!